“Os atletas, claro, querem jogar. Mas precisamos ser conscientes” diz Raulzinho, armador do Philadelphia Sixers
Jogadores brasileiros se adaptam à nova rotina diante da medida de quarentena e fazem apelo a consciência coletiva para isolamento
Por Felipe Alves e Vitor Gabriel
03/06/2020 10h00 - Atualizado há um dia
A pandemia do novo coronavírus transformou a vida de quase todos os habitantes do mundo. A fácil transmissão do vírus impõe que todos se mantenham em máximo isolamento social possível e isso inclui os atletas de todas as modalidades, inclusive do basquete que passaram a adaptar uma rotina de treinamentos e atividades após a paralisação de todos os campeonatos ao redor do mundo.
Com o dia-a-dia totalmente modificado, os atletas tiveram que encontrar maneiras para manter o condicionamento físico a espera da volta de seus respectivos campeonatos. O ala de Franca, Jimmy (30), aproveita o tempo para se dedicar a faculdade marketing que cursa mas sem deixar os treinos de lado. O jogador destacou como vem sido sua vida. “Tenho treinado bastante, aproveitando para aprimorar a parte física. Tenho corrido bastante, sempre respeitando as recomendações médicas. Também tenho aproveitado para colocar os estudos em dia”.
A maioria dos atletas tem se concentrado em manter as atividades físicas de casa, acompanhados pelos clubes em um controle remoto destas atividades, além de médicos especialistas atentos a qualquer sintoma que possa aparecer nos jogadores.
Diogo Vilar (31), médico do Paulistano, equipe brasileira de basquete, ressalta a importância do distanciamento físico nesses períodos. “Orientamos os jogadores para que se resguardem nesse tempo, a fim de que eles possam render no prazo de volta, além de proteger as famílias e não ter nenhum tipo de dano”, diz.
O isolamento social nos clubes é defendido pela maioria dos envolvidos, como o basquete é um esporte de contato a todo momento nos jogos e treinos, possibilita ainda mais a transmissão do coronavírus. Nos Estados Unidos, temos casos como do pivô Rudy Golbert, do Utah Jazz, que acabou por transmitir a COVID-19 para vários colegas de time.
O armador Raulzinho, que joga atualmente nos Philadelphia Sixers, chegou a fazer o teste que deu negativo, alerta para a importância do respeito a quarentena neste momento, em entrevista à Agência Brasil. “Temos tido acesso a médicos e especialistas aqui, coisas que, infelizmente, muitos não podem ter. E a coisa é séria. É ficar em casa, não ter contato com muita gente, evitar lugares fechados. Fazendo isso, vamos proteger a todos”, diz.
Em um momento crítico como o vivido atualmente, uma das melhores armas a ser usada em benefício da vida humana é o isolamento social. Ainda que haja uma estranheza sob a situação, os atletas estão encontrando maneiras de manter a saúde mental e física em dia, para que no retorno da normalidade, todos estejam prontos para exercer os trabalhos da melhor maneira possível.

Raulzinho no aquecimente pré-jogo - Foto/Reprodução: Twitter Sixers

