O dia em que a NBA parou
No dia 11 de março, a NBA teria um dia normal, com seis jogos sendo disputados. Porém dois desses jogos nunca aconteceram. As partidas Sacramento Kings x New Orleans Pelicans e Oklahoma City Thunder x Utah Jazz foram adiadas, sem data prevista para os jogos acontecerem.
A partida entre OKC e Utah iria acontecer normalmente, com fãs chegando na Chesapeake Energy Arena, casa do Thunder. Tudo seguindo como o protocolo: jogadores aquecidos e arena cheia. Até que perto do começo do jogo, um alerta foi emitido pelo locutor do estádio: a partida não iria acontecer.
Rudy Gobert, pivô francês dos Jazz, não se sentia bem, e apresentava sintomas compatíveis com os do coronavírus. Após isso, os dois times foram trancados em seus vestiários e os torcedores tiveram que evacuar a arena. Gobert fez testes e testou positivo para coronavírus.
Após isso, a NBA agiu rapidamente para suspender os jogos que ainda iriam acontecer. Partidas que iriam se iniciar após OKC x Utah seriam adiadas.
No dia 9, dois dias antes do diagnóstico da doença, Gobert foi irônico no final de uma entrevista. Após ser questionado sobre os protocolos de segurança da NBA, o francês respondeu com um ato: passou as mãos nos microfones que estavam em sua mesa para caçoar do protocolo e do vírus.
Além desses, dois atletas do Jazz e quatro jogadores do Brooklyn Nets, entre eles o astro Kevin Durant, estão com coronavírus. A NBA estabeleceu um prazo mínimo de 30 dias sem jogos, porém nos Estados Unidos e no Canadá os casos vão crescendo rapidamente.
Para quem ama esportes, como este que vos escreve, a situação é terrível. O basquete, o automobilismo e o futebol acabam, e somando isso a uma quarentena forçada, é uma boa receita para fazer um apaixonado por esportes morrer de tédio.
Nos últimos dias tive que recorrer a jogos antigos, da NBA e de futebol, e assisti por um bom tempo jogos do time de futebol para o qual torço, e alguns destaques de partidas antigas da NBA, em especial a final de 2010, disputada entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers.
É difícil crer que um vírus foi capaz de suspender a maioria das atividades nos países. Sair de casa se tornou um risco. Quadras nas ruas estão vazias, e assim devem permanecer por meses. Algumas ruas viraram desertos, e várias pessoas presas em casa. Quem não fica maluco com isso? Não existe um campeonato de qualquer esporte que esteja sendo
transmitido ao vivo na televisão. Quando isso irá acabar? Quando teremos nossos campeonatos de volta? Quando verei a NBA novamente? São algumas perguntas que muitas pessoas fazem, e todas elas sem resposta. Tudo que nos resta é aguardar.
Por William Reis
03/06/2020 - Atualizado há um dia

